segunda-feira, 14 de maio de 2012

Hegemonia eterna

A conquista do 16º título estadual ratificou a hegemonia do Avaí no futebol catarinense. E a julgar pelo tempo em que domina o esporte em Santa Catarina, a sensação é a de que essa hegemonia será eterna. Sim, porque em seus 88 anos de vida, o Leão da Ilha liderou por exatos 82 anos, tendo ficado atrás de seu rival por apenas quatro anos. Desde 2010, os dois clubes de Florianópolis estavam empatados em 15 títulos e coube ao Avaí retomar esse domínio no último domingo, com a vitória por 2x1 no estádio Orlando Scarpelli.

Embora a imprensa não tenha mencionado, é importante esclarecer que a hegemonia em questão era apenas e tão-somente o número de campeonatos estaduais, porque se o domínio do futebol catarinense for julgado por todas as taças, troféus e títulos conquistados (citadinos, estaduais e nacionais), aí não há a menor comparação. E, se o critério for o desempenho completo, que fique claro que os nossos principais concorrentes são o Criciúma, que ostenta três títulos nacionais e nove estaduais, e o Joinville, com um título nacional e 12 estaduais.  


Ao ser campeão catarinense de forma íntegra e dentro do campo de jogo, o Leão ratificou outra tradição Avaiana: a lisura de nossas conquistas. Que essa hegemonia seja eterna, mas se algum dia o Avaí for superado, que seja dentro do campo, de forma honesta e irretocável. Até lá, que o nosso domínio absoluto seja motivo de orgulho para toda Nação Avaiana.

Comprovadamente, o maior clube de Santa Catarina

Um comentário:

  1. Esse texto retrata a verdade. Nossa hegemonia é muito maior do que ter o maior número de títulos estaduais. Para ter a hegemonia é preciso comparar todas as conquistas e aí, o Avaí, realmente não tem comparação. O domínio é total e absoluto.

    ResponderExcluir